Pedalando Juntas no SESC BERTIOGA
Pedalar vai além do movimento: é resistência, busca por segurança e apropriação de um território. Em Bertioga, onde a bicicleta é meio de locomoção essencial, o ato ganha força como reflexão sobre equidade de gênero e direito à cidade, tornando-se símbolo de liberdade e transformação.
Esta pedalada coletiva busca um duplo significado: refletir sobre cuidado individual e coletivo ao reivindicar o pleno uso do espaço público, e de liberdade ao desafiar estruturas historicamente excludentes. Cada rota percorrida configura-se como ato político de ocupação consciente, demonstrando que a mobilidade ativa feminina representa um passo fundamental na construção de sociedades verdadeiramente democráticas.
Com Señoritas Courier, coletivo que nasceu em 2017 e é um coletivo composto por mulheres e pessoas trans, que realiza ciclo de entregas, oficinas de mecânica de bicicletas e roteiros com olhar para a diversidade de corpos e territórios.
Giovanna Freire (Lola) é turismóloga, guia de turismo, monitora ambiental e atua como educadora socioambiental.
Clarissa Martins é monitora ambiental, psicóloga, capoeirista e educadora popular.
Critérios para participação: trazer sua bicicleta. Teremos acompanhamento para possíveis ajustes na bicicleta.
Inscrição: https://forms.office.com/r/9DDtK9DD5X
—
Maré Delas
O Maré Delas oferece uma programação dedicada ao protagonismo feminino, abordando temas relevantes às condições das mulheres na sociedade. Em 2025, o projeto propõe reflexões e vivências que exploram o amor como uma força ativa, criadora e política na vida das mulheres – capaz de reconfigurar relações, desafiar estruturas sociais e ampliar redes de solidariedade.