Durante o último fim de semana, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga realizou várias ações de proteção ambiental. Incluindo o resgate de animais, fiscalização para coibir ocupações irregulares e desmatamentos, monitoramento contra descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil, remoção de objetos proibidos na praia e orla, além de ocorrências de perturbação do sossego público, estão entre as ações realizadas.
Destaca-se o resgate de uma ave jacutinga, nome científico aburria-jacutinga, que havia colidido com a parede de uma residência no bairro Riviera. Após o resgate, a ave foi encaminhada para o GREMAR para receber os cuidados necessários. No mesmo bairro, uma serpente Jararaca foi resgatada e devolvida ao seu habitat natural.
Durante a fiscalização de rotina na orla da praia, que se estende do Centro a Boraceia, uma churrasqueira foi retirada da faixa de areia da praia Itaguare, além do monitoramento contra o descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil.
O DOA também atendeu três ocorrências de perturbação do sossego público nos bairros Riviera, Centro e Vista Linda, solicitadas por meio do Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe).
Diariamente, são realizados patrulhamentos para prevenir infrações ambientais, e o Órgão conta com plantão 24 horas para o atendimento das ocorrências. Todas as ações seguem as determinações das legislações ambientais nacionais, o Código Ambiental de Bertioga (Lei 294/88) e as orientações do Ministério Público.