Bertioga marcou presença na Scuba Diving Show Brasil 2025, um dos maiores eventos do setor, realizado na sexta (1º) e sábado (2), em São Paulo, com o objetivo de atrair novos parceiros e fomentar o roteiro náutico do município. A participação explorou as oportunidades de crescimento do mercado de mergulho e incluiu a abertura de um chamamento público para operadores e profissionais interessados em desenvolver o turismo subaquático na região.
De acordo com o diretor de Turismo, Filipe Toni Sofiati, a atuação de Bertioga na feira foi crucial em um momento em que o turismo náutico ganha destaque e o município busca diversificar sua oferta de atrativos turísticos. “Nossa participação na Scuba Diving Show Brasil 2025 foi um passo importante para Bertioga mergulhar em novas oportunidades. Fomos buscar o que há de mais moderno no mergulho e, principalmente, garantir mais cursos e qualificação profissional para nossa gente. Isso significa mais empregos e renda, aproveitando o enorme potencial do nosso litoral. Queremos que Bertioga seja referência, e estamos construindo isso juntos, para o futuro da nossa cidade”, afirmou.
O turismo de mergulho recreativo é um dos segmentos de maior crescimento no trade turístico mundial, com o mercado global de equipamentos de mergulho, por exemplo, projetado para atingir US$ 3,26 bilhões em 2033, segundo a Global Growth Insights. A expansão é impulsionada diretamente pelo aumento da participação no mergulho recreativo e pela demanda por experiências aquáticas. A Organização Mundial do Turismo (OMT) reconhece esse nicho pela sua capacidade de gerar impacto econômico significativo, com mergulhadores frequentemente buscando pacotes que incluem cursos, aluguel de equipamentos, transporte especializado e hospedagem em destinos dedicados, o que representa um alto valor de gasto médio por turista.