10º edição do Festival da Mata Atlântica em Bertioga
Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, Bertioga realiza a décima edição do Festival da Mata Atlântica, promovido pela Prefeitura de Bertioga, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio do Sesc e do Senac Bertioga. Este ano, o festival tem como tema “Bem-estar e conexão com a natureza” e destaca-se como um espaço de educação ambiental, integração com o meio e valorização das culturas locais.
O evento oferece uma programação variada, com práticas de meditação, yoga, stand up paddle, além de teatro, música e trilhas, promovendo uma verdadeira imersão na natureza, com o objetivo de reforçar a importância de uma conexão harmoniosa entre corpo, mente e espírito, tanto com a natureza interna quanto com a externa.
A programação conta também com shows, espetáculos de teatro e uma mostra de cinema, que apresentará filmes relacionados à história e à cultura local,. Além disso, o festival terá uma feira de artesanato sustentável e gastronomia local, com a participação de artesãos e produtores da região.
O evento contará com a participação de EcoSol Bertioga, Cantinho do Artesão do Sesc, Casa da Cultura, Rota do Cambuci e Up Cambuci, que comercializarão artesanato sustentável e produtos que valorizam as frutas e folhas da Mata Atlântica, destacando a sustentabilidade e a cultura local.
A sexta-feira, 30 de maio, contará com o tão aguardado show da banda Peixelétrico, que celebra 25 anos de carreira com um repertório dançante que mistura forró, MPB, frevo, samba e reggae, proporcionando uma experiência musical única e alegre, que promete envolver o público na celebração do som e da cultura popular brasileira.
PROGRAMAÇÃO
Estandes abertos durante toda a programação:
CEA - Centro de Educação Ambiental; SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; FF- Fundação Florestal; Greenpeace; e O Cheiro da Mata Caiçara.
30 DE MAIO
14h - Abertura da Feira de Artesanato
14h às 16h - "Caravana Mangue no Meu Quintal" - (Fundação Florestal através da APA Marinha Litoral Centro)
Espaço interativo com demonstrações, experimentos e atividades criativas, que buscam compartilhar conhecimento sobre o ecossistema do manguezal por meio da ciência.
15h às 16h - Oficina: Jardins Sustentáveis, Acessíveis e Sensoriais - (SENAC)
Oficina dedicada à abordagem de práticas para a criação de jardins sustentáveis, acessíveis e sensoriais.
16h às 17h - Roda de conversa: A Importância do Turismo Regenerativo - (SENAC)
Roda de conversa sobre os princípios e a importância do turismo regenerativo para o meio ambiente e as comunidades locais.
17h às 18h - Palestra: A Importância da Mata Atlântica para o nosso Bem-Estar (SENAC)
Palestra que discute a relevância da Mata Atlântica em práticas sustentáveis no cotidiano, com especialistas em meio ambiente e saúde.
19h - Abertura Oficial
Cerimônia de abertura.
20h30 - Show: Peixelétrico - (SESC)
O grupo celebra os 25 anos de carreira com o show “PEIXELÉTRICO 25 ANOS” apresentando um repertório que mescla músicas autorais dos seus quatro álbuns, além de inéditas e clássicos do Forró Universitário e Forró Pé-de-Serra. Com uma sonoridade dançante, que parte do forró tradicional com citação de elementos de MPB, Frevo, Samba, Reggae e Blues.
Integrantes: Ricardo Trip: voz, violão e compositor das músicas. André Brito: triângulo, percussão, gaita e vocais. Luiz Santos: sanfona e vocais. Paulo Henrique Alves: Zabumba e Vocais e Edgard Paixão: Baixo elétrico.