10º edição do Festival da Mata Atlântica em Bertioga
Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, Bertioga realiza a décima edição do Festival da Mata Atlântica, promovido pela Prefeitura de Bertioga, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio do Sesc e do Senac Bertioga. Este ano, o festival tem como tema “Bem-estar e conexão com a natureza” e destaca-se como um espaço de educação ambiental, integração com o meio e valorização das culturas locais.
O evento oferece uma programação variada, com práticas de meditação, yoga, stand up paddle, além de teatro, música e trilhas, promovendo uma verdadeira imersão na natureza, com o objetivo de reforçar a importância de uma conexão harmoniosa entre corpo, mente e espírito, tanto com a natureza interna quanto com a externa.
A programação conta também com shows, espetáculos de teatro e uma mostra de cinema, que apresentará filmes relacionados à história e à cultura local,. Além disso, o festival terá uma feira de artesanato sustentável e gastronomia local, com a participação de artesãos e produtores da região.
O evento contará com a participação de EcoSol Bertioga, Cantinho do Artesão do Sesc, Casa da Cultura, Rota do Cambuci e Up Cambuci, que comercializarão artesanato sustentável e produtos que valorizam as frutas e folhas da Mata Atlântica, destacando a sustentabilidade e a cultura local.
A sexta-feira, 30 de maio, contará com o tão aguardado show da banda Peixelétrico, que celebra 25 anos de carreira com um repertório dançante que mistura forró, MPB, frevo, samba e reggae, proporcionando uma experiência musical única e alegre, que promete envolver o público na celebração do som e da cultura popular brasileira.
PROGRAMAÇÃO
Estandes abertos durante toda a programação:
CEA - Centro de Educação Ambiental; SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; FF- Fundação Florestal; Greenpeace; e O Cheiro da Mata Caiçara.
01 DE JUNHO
8h - Stand Up Paddle no Forte - (SESC)
Vivências de Stand Up Paddle propiciando a prática de atividades físicas e de lazer em ambiente natural, proporcionando maior contato com a natureza e qualidade de vida e conscientização da comunidade para os benefícios da vida ativa e saudável.
8h - Yoga - (SESC)
Entre os principais objetivos da prática complementar de origem indiana estão o autoconhecimento, o relaxamento e o bem-estar por meio de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (ásanas) e meditação.
10h – A Natureza em Mim - (SESC)
Simone Beatriz Takuá, filha de uma mulher indígena e pai italiano, nasceu e foi criada na aldeia dentro da cultura GUARANI MBYA. Durante toda sua vida teve passagem por diversas aldeias por alguns estados brasileiros. Em Mato Grosso viveu juntamente com o povo (parentes) NAMBIKUARA e foi muito marcante em sua vida pois ali ela passou pelos rituais da puberdade dentro da cultura nambikuara. Carrega dentro de si o aprendizado de muitas mulheres indígenas e convida você para uma roda de conversa para trocar saberes.
12h - 14h Concurso Gastronômico
Tema: "Sabores do Cambuci – Tradição e Criatividade na Cozinha"
Será realizado um Concurso Gastronômico que valoriza o uso do cambuci como ingrediente principal. O objetivo é estimular a criatividade culinária, divulgar receitas originais e fortalecer a identidade cultural e ambiental da região. O concurso será aberto a participantes da comunidade, cozinheiros amadores, profissionais e apaixonados pela gastronomia que queiram apresentar suas receitas nas categorias Doce, Salgado ou Bebida.
13h30 - Contação de história com a Cia Arlekrim
Praia sem Lixo: as aventuras do Camarão João e Siri-Bela.
15h - Cortejo Balanço do Mar - (SESC)
Encontro sonoro interativo que passeia pelo universo marítimo apresentando um repertório de músicas brasileiras com temáticas do mar. Durante a apresentação, músicos e dançarinos interagem com o público propondo um mergulho pelo fundo do mar com danças e brincadeiras valorizando a importância de cuidar das águas e dos animais do planeta.
16h - Encerramento.