Centenário Helena Meirelles no SESC BERTIOGA
Uma celebração do centenário de Helena Meirelles, grande dama da viola, reunindo exímias violeiras da atualidade influenciadas por seu legado. Em uma histórica roda de viola feminina, o espetáculo homenageia o amor à sua arte, que se perpetua como inspiração para novas gerações. Milton Meirelles, seu sobrinho e idealizador do projeto, enriquece a apresentação com crônicas e memórias afetivas, revelando a trajetória de dedicação e maestria de sua tia – um verdadeiro tesouro da cultura brasileira.
O lançamento e produção da carreira de Helena Meirelles, no início da década de 1990, estimulou várias violeiras mulheres, com o passar do tempo, a se empenharem nessa profissão e se qualificarem, tendo Helena como inspiração e referência. Seu sobrinho, também violeiro, é responsável pela criação desse show. Milton Meirelles é o continuador natural do estilo, na tradição familiar da prática da viola afinação rio abaixo pantaneira, e se apresenta como o Mestre de Cerimônia, convidando ao palco exímias expoentes violeiras solistas da atualidade – Flor Morena e Fabíola Beni, numa roda de viola feminina, para apresentarem os seus talentos e relatarem a influência recebida pela mítica Helena Meirelles.
O show é dinâmico, enriquecido e permeado com descrições de passagens e crônicas da vida da violeira, contadas por Milton Meirelles, que além de ter sido seu ex-diretor musical, foi o baixista que a acompanhou em tournée nacional, testemunhando as inusitadas façanhas da irreverente violeira Helena Meirelles pelo país.
Maré Delas
O Maré Delas oferece uma programação dedicada ao protagonismo feminino, abordando temas relevantes às condições das mulheres na sociedade. Em 2025, o projeto propõe reflexões e vivências que exploram o amor como uma força ativa, criadora e política na vida das mulheres – capaz de reconfigurar relações, desafiar estruturas sociais e ampliar redes de solidariedade.